terça-feira, 21 de agosto de 2012

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES

CAPÍTULO 6 - PÁGINA 111

1. VACÚOLOS são vesículas delimitadas por membrana que ocupam grande parte da célula. São mais abundantes nos vegetais mas estão presentes também nos protozoários e outros organismos.

2. Funções dos vacúolos:

  • Equilíbrio osmótico: em vegetais, certos protozoários.
  • Digestão intracelular: em plantas, protozoários.
  • Armazenamento de substâncias: em plantas
3. Mitocôndrias e Cloroplastos são chamadas organelas endossimbiônticas porque especialistas acreditam que essas organelas sejam derivadas de bactérias primitivas que se associaram à células eucarióticas.

4. Mitocôndrias e cloroplastos são organelas delimitadas por duas camadas membranosas, presentes apenas em células eucarióticas aeróbias, que desmpenham importantes funções relacionadas ao metabolismo energético.

5. Mitocôndrias encontram-se mais abundantes em regiões da célula onde a atividade metabólica é mais intensa, Isso deve-se ao fato de as mitocôndrias serem responsáveis pela respiração celular com consequente produção de ATP, moléculas que armazenam energia.

6. DESENHO DA MITOCONDRIA

7. A matriz mitocondrial tem composição semelhante ao citosol com presença de RNA e DNA além de enzimas e íons cálcio, fosfato e ribossomos.

8. PLASTOS são organelas encontradas somente em células vegetais originadas de vesículas minúsculas, os protoplastos que podem se transformar em leucoplastos ou cloroplastos dependendo do tipo celular.

9. Os leucoplastos sintetizam e acumulam substâncias de reserva.
  • Amiloplastos: acumulam amido
  • Proteoplastos: acumulam proteínas
  • Oleoplastos: armazenam lipídios
10. Função dos cloroplastos: Fotossíntese

11. DESENHO DO CLOROPLASTO

12. RIBOSSOMOS são corpúsculos aproximadamente esféricos, livres no citosol ou aderidos às membranas do RE, no interior de cloroplastos e de mitocôndrias.
São responsáveis pela síntese de proteínas.
Os polissomos (ribossomos livres no citosol) sintetizam proteínas para uso da própria célula e os ribossomos aderidos ao REG sintetizam proteínas de exportação.

13. O CITOESQUELETO é uma rede proteíca (formado de proteínas) dispersa no citoplasma.

14. Proteínas componentes do citoesqueleto:
  • microfilamentos: filamentos de aproximadamente 7 nm de espessura (actina associada a outras proteínas). Actina e miosina atuam nas contrações musculares. na separação das células no final da divisão celular; e são responsáveis pelos movimentos amebóides.
  • Filamentos intermediários: filamentos de 10 nm de espessura aproximadamente. Formados por várias proteínas fibrosas.como a queratina. São mais resistentes que os microfilamentos. Tem função estrutural evitando o rompimento da membrana plasmática.
  • Microtúbulos: Formados por proteína globular a tubulina. Formando um tubo de 28 nm aproximadamente de diâmetro. Responsáveis pelos movimentos intracelulares e transporte de vesículas, formando cílios e flagelos.
15. CENTROSSOMO ou CENTRO ORGANIZADOR DOS MICROTÚBULOS: Região presente nas células  animais e em alguns vegetais, onde microtúbulos se direcionam.
  • Corpo central: par de centríolos (aos pares).
  • Centríolos rodeados por substancia amorfa, o material periocentriolar.
16. Cílios e flagelos são expansões citoplasmáticas relacionadas à locomoção da célula em meio líquido, como é o caso de certos protozoários e o espermatozóide. Em seres pluricelulares a ação dos cílios e flagelos provoca a movimentação de fluídos ou partículas. Nas vias respiratórias por exemplo, o revestimento tem células ciliadas que deslocam o muco e partículas de poeira acumuladas nos interior dos pulmões e da traquéia para as vias aéreas superiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário