quarta-feira, 20 de junho de 2012

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DAS PGS. 99 E 100

1.  a)Com exceção da água destilada, todas as demais substâncias são soluções.
     b) Em todas as substâncias o solvente é a água. Na água do mar e na água mineral, os solutos são os sais minerais. No café e no chá, os solutos são uma mistura complexa de elementos orgânicos e inorgânicos presentes nas folha do chá ou nos grãos do café, os quais são removidos pela ação da água quente. O chá ao ser adoçado, também apresenta sacarose ( o açúcar comum).
2.
Características
Difusão facilitada
Transporte ativo
Mediado por proteínas?
SIM
SIM
Atua na permeabilidade seletiva?
SIM
SIM
Ocorre a favor ou contra o gradiente de concentração
A FAVOR
CONTRA
Ocorre gasto de ATP (energia) durante o transporte?

NÃO

SIM
 
3. Os citoplasmas das células vegetaisvegetais estabelecem continuidade entre si, através dos plasmodesmos, pontes citoplasmáticas que ligam uma célula a outra. Por tais prolongamentos ocorrem passagem de substâncias entre células.

4. Sim, a osmose é um caso particular de difusão do solvente através de uma membrana semipermeável. Ao longo do tempo, há uma tendência em igualar as concentrações em ambos os lados da membrana, assim como ocorreria também na difusão simples ao logo de toda a massa de solução.

5. Tanto a osmose como a difusão são processos espontâneos que não envolvem gastos energéticos e agem para igualar concentrações ou eliminar seus gradientes. A diferenças é que, na osmose, há uma membrana semipermeável que separa soluções de concentrações diferentes. Portanto, apenas solvente (e não soluto) transita através dela.

6. A situação I representa o processo de difusão, uma vez que ocorre  a passagem do soluto através de uma membrana permeável, igualando as concentrações entre os dois lados. A situação II representa a ocorrência de osmose, na qual passa apenas o solvente através de uma membrana semipermeável.

7. Tanto a locomoção de macrófagos e de amebas como a fagocitose que realizam envolvem a formação de pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos) sem os quais esses processos não seriam realizados.

8. a) O soro fisiológico é isotônico em relação ao citoplasma, pois o volume das hemácias não se alterou.
    b) Não. a água destilada é uma solução acentuadamente hipotônica. Seu contato direto com as células sanguineas ocasionaria a entrada de muita água no interior das células provocando o rompimento das membranas plasmatícas .

9. a) As funções da parede celulósica são: proteger e manter o formato da célula; contribuir para a adesão e a comunicação com as células vizinhas e sustentar a planta.

10. A frase que explica o significado da expressão "permeabilidade seletiva" é a do ítem d.

11. Quando o chá é quente, pois as moléculas, pois as moléculas se encontram em maior estado de agitação, o que favorece a difusão.

12. a) O ambiente açucarado é fortemente hipertônico em relação às células dos microorganismos que eventualmente entrem em contato com as frutas. Em consequência elas perdem água por osmose, o que impede suas atividades metabólicas normais.
        b) Podem-se salgar os alimentos para obter o mesmo efeito conservante, procedimento adotado com carnes (carne-seca)  e peixes secos (como o bacalhau).

13. O oxigênio e o gás carbônico são moléculas pequenas e por esse motivo atravessam as membranas celulares por difusão simples.

14. a) O lado de menor concentração ficou um pouco mais concentrado devido à transferência de solvente para o lado mais concentrado;o lado de maior concetração ficou menos concentrado com a entrada de solvente.
      b) isso aconteceu devido ao processo de osmose, que tende a igualar as concentrações das duas soluções separadas pela membrana.

15. O sal deixa a salada expostaa um meio hipertônico. Consequentemente as células vegetais  perdem água por osmose, murcham e deixam a salada imprópria para o consumo.

16. a) Sim. A bomba de sódio e potássio mantêm as diferenças de concentração desses íons entre os meios intra e extracelular por intermédio do transporte ativo, como ocorre no grupo controle. As células do grupo experimental não conseguiram manter a bomba de sódio e potássio em funcionamento,  o que leva ao equilíbrio das concentrações desses íons, por difusão através da membrana.

b) Não, pois as células que utilizam a bomba de sódio e potássio precisam manter diferenças nas concentrações desses íons para funcionar adequadamente.

17. a) Os tipos sanguíneos são definidos de acordo com os tipos de glicolipídios e glicoproteínas presentes nas membranas celulares das hemácias.
      b) Esses componentes estão localizados na face externa da membrana, em contato com o meio estracelular.

18. A membrana celular é uma bicamada lipídica contendo moléculas de proteínas associadas. A parede celular, bem mais espessa, é composta por várias camadas alternadas de celulose, portanto muito mais rígida do que a primeira.

19. A rejeição ocorre entre substãncias tais como os glicolipídios e as glicoproteínas (formadoras do glicocálix), que podem ser diferentes entre dois organismos.

20. As afirmativas incorretas são:

a) Os fosfolipídios são um dos principais componentes das membrana plasmática. Essas moléculas têm uma porção hidrofílica e outra hidrofóbica. Isso permite que se organizem em dupla camada, com as extremidades hidrofóbicas voltadas umas para as outras  no interior da membrana plasmática.

b) A bicamada lipídica impede a entrada de substãncias complexas dentro da célula. A passagem de substâncias é realizada por meio de difusão simples. difusão facilitada e proteínas de transporte.

5 comentários:

  1. Mesmo não sendo da sua classe (nem mesmo de escola, ou estado) me ajudou muito á estudar para minha prova, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. MUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA DE VERDADE! ME AJUDOU NA MINHA TAREFA DE CASA, E AINDA VOU SER Á TOP NA SALA RESPONDENDO TUDO CERTO U.U

    ResponderExcluir