quarta-feira, 20 de junho de 2012

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DAS PGS. 81 E 82

1. As três estruturas fundamentais da célula são NÚCLEO, CITOPLASMA e MEMBRANA PLASMÁTICA.
2. A: célula eucariótica, tem núcleo delimitado pela carioteca (membrana nuclear) e várias prganelas no citoplasma.
    B: célula procariótica, não apresenta núcleo organizado, nem organelas.
3. A micrografia da esquerda foi feita sob microscópio de luz, e a da direita em microscópio eletrônico. Na imagem da esquerda não aparecem organelas citoplasmáticas, que só podem ser visualizadas em microscópio eletrônico como se observa na forografia à direita.
4. A imagem da esquerda foi obtida com microscópio de transmissão porque mostra as estruturas internas da célula. A imagem da direita é a do microscópio de varredura porque mostra um aspecto tridimensional e apresenta uma visão da superfície do organismo.
5. a) X: jacaré
        Y: bactéria
        Z: jabuticabeira
    b) Eletrônico, porque a tabela apresenta centríolos, estrutura invisível ao microscópio de luz.
6. Quaquer fonte de luz suficientemente forte, como a do Sol, a de uma vela ou a de um lampião.
7. Nos microscópios semelhantes aos idealizados por Robert Hooke, porém construídos nos dias de hoje, o material fino torna-se masi translúcidos e assim permite que a luz o atravesse, incidindo depois nas lentes objetiva e ocular. Entretanto, é provável que as observações de Hooke tenham sido feitas com luz incidente proveniente de uma vela.
8. Incorretas: a, b, d , f
a) As bactérias são procarióticas e, como tal, não apresentam núcleo organizado e têm membrana celular.
b) Robert Hooke observou células vegetais mortas ao colocar uma fina fatia de cortiça em seu microscópio.
d) O núcleo das células pode ser visto também ao microscópio de luz.
f) Paredes celulares são estruturas encontradas em bactérias, fungos, protistas e plantas, mas não em animais.
9. Cloroplastos e parede celular são as carcterísticas que permitem identificar uma célula vegetal, pois o núcleo e a membrana celular também estão presentes nas células animais.
10. A terceira afirmação é correta.
11. a) O menor aumento é de 50 vezes, obtido com a ocular de 5x e a objetiva de 10x (5x10=50).
      b) A amostra aparecerá aumentada 600 vezes, ou seja 15(ocular) x40 (objetiva) = 600.
12. Os vírus são exceções porque não têm organização celular, não são formadas por células. São formados apenas por uma cápsula de proteína e uma molécula de ácido nucléico em seu interior. São parasitas intracelulares obrigatórios porque precisam do metabolismo reprodutivo das células para multiplicar-se.
13. a) Porque é necessário fixar (matar) e fatiar o material para observação. Além disso, para se observar em microscópio eletrônico, o material deve ser colocado em uma câmara de vácuo, o que também mataria as células.
14) Em A, célula vegetal e em B, célula animal. A célula vegetal apresenta  grandes vacúolos, uma parede exterior à membrana plasmática e cloroplastos, estruturas ausentes em célula animal.
15. A ordem correta é: 3, 5, 2, 4, 1
16. a) Porqueo limite de resolução dos microscópios de luz então disponíveis não era suficiente para observar o vírus. E não existia ainda o microscópio eletrônico.
      b) O limite mínimo deve ser de 0,0000001 mm ou 1 x 10-7 mm
17. Como os objetos microscópicos são muito pequenos, expressar suas  medidas em metros acarretaria a utilização de muitos decimais, o que tornaria os cálculos bastantes trabalhosos. Por isso, os valores são sempre expressos em potências negativas de 10, que representam submúltiplos do metro.








6 comentários:

  1. Muito obg me ajudou num trabalho de escola

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Maria de Jesus! Me ajudou bastante e ainda consegui entender algumas coisas que não havia entendido em sala de aula. Fico feliz em saber que existe pessoas como você: generosas, que ajudam sem cobrar nada e simpática. Que Deus continue lhe abençoando sempre, um forte abraço! (:

    ResponderExcluir