terça-feira, 22 de maio de 2012

ATIVIDADES DA PG. 64. CONFIRAM SUAS RESPOSTAS

1. Durante o éon Hadeano, que abrange os primórdios da formação da Terra, havia intensa atividade geológica (vulcões e terremotos), a crosta terrestre era formada por rochas líquidas com altíssima temperatura, a água estaria na forma de vapor e não havia gás oxigênio nem camada de ozônio na atmosfera. E nosso planeta sofria grande número de impactos de meteoritos e asteróides, o que deve ter inviabilizado  as condições necessárias para originar  como nós a conhecemos.

2. São as bactérias autotróficas quimiossintetizantes, que utilizam substâncias inorgânicas (compostos de ferro e enxofre) como fonte de energia.

3. a) O aparelho simulava, em laboratório, as condições ambientais do planeta Terra primitivo.
    b) Porque os resultados do experimento mostraram a possibilidade de ocorrência dos eventos   propostos pela teoria da evolução molecular da vida.

4. Geração espontânea.

5. Miller provou experimentalmente que é possível o aparecimento de aminoácidos e de diversas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas simples. Fox mostrou que é possível obter as chamadas microsferas proteinóides, com relativa estabilidade, a partir de substâncias orgânicas simples. Dessa maneira ambos os pesquisadores provaram, ao menos para essas duas etapas, a possibilidade de que a vida tenha se originado e evoluído a partir de substância químicas simples.

6. O médico Von Helmont sustentava o princípio do vitalismo, isto é, a existência de uma força ou princípio vital característico da matéria viva. O naturalista E. Haeckel, por sua vez propunha a existência de um organismo mais simples que os unicelulares que poderiam reunir-se para gerar formas primordiais de vida. Ele acreditava numa origem da vida de acordo com as leis da física e da química, sem recorrer a forças ou princípios vitais.

7. Não. A panspermia postula que a vida teria vindo de algum outro planeta. Assim poderíamos pressupor que a evolução química poderia ter ocorrido em outro planeta cujas condições também fossem adequadas.

8. A hipótese mais aceita para a origem da vida pressupõe que aminoácidos devam ter sido originados a partir de substâncias orgânicas presentes na atmosfera. Posteriormente, nos mares, eles deve ter-se organizado em moléculas proteinóides, dotadas de relativa estabilidade, formando estruturas semelhantes a rudimentos de células. Também podiam dividir-se e formar  brotos.

9. A hipótese heterotrófica considera que os primeiros seres vivos se alimentariam de moléculas presentes nos oceanos primitivos e seriam, portanto, heterótrofos. De acordo com a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos já seriam capazes de produzir seu próprio alimento por quimiossíntese.

10. O tipo de metabolismo utilizado por esses organismos é o autotrófico quimiossintetizante.

11. Os vírus são organismos extremamente simples, formados por poucas proteínas e uma única molécula de DNA ou RNA. Eles se reproduzem somente nas substâncias orgânicas encontradas dentro das células. É provável, segundo Haldane, que os primeiros seres vivos tenham tido essas mesmas características: tanto a simplicidade bioquímica como a restrição a um meio que pudesse prover as moléculas orgânicas simples que lhes servissem de fonte energética.

12. A afirmação não encerra contradição devido à mudança na validade de uma delas. Durante muito tempo, a teoria da geração espontânea foi "justificada" pela epigênese. Entretanto, depois que os resultados das experiências de Pasteur invadiram o vitalismo, a epigênese se restringiu a explicar o desenvolvimento embrionário, permanecendo devinculada da questão da origem dos seres vivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário