E.E. LICEU CUIABANO “MARIA DE ARRUDA MÜLLER”
TEMA: Compostagem
doméstica: alternativa de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos
JUSTIFICATIVA:
Os hábitos e modo de vida das sociedades contemporâneas geram
um consumo excessivo que conduz à degradação e escassez dos recursos naturais e
a geração de grandes quantidades de resíduos que são despejados, na maioria das
vezes, em lixões a céu aberto. “Apesar desta consciência estar se espalhando
pelo mundo, as sociedades contemporâneas ainda tem sido negligentes e ignorado
as irreversibilidades ambientais decorrentes de seus atos. A atual
racionalidade econômica que as move, impõe uma dinâmica muito acelerada e
insuportável à renovação dos recursos naturais. O homem, com sua natureza
imediatista causa diversas modificações no meio ambiente visando atender às
suas necessidades do momento, sem se preocupar com as consequências futuras,
contrariando completamente os princípios da sustentabilidade”. (HEBER HAVIER,
2002)
A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para
controlar a decomposição da matéria orgânica, com o intuito de obter, no menor
tempo possível, o material estável, rico em húmus e nutrientes minerais. Além de ótimo composto para as plantas, a
compostagem oferece várias vantagens para os seres humanos e para o ambiente,
uma vez que a matéria orgânica não tratada é disposta no solo de forma
incorreta é uma das principais fontes de contaminação do solo, águas e da
atmosfera, devido a formação de chorume e biogás.
A Educação Ambiental surge nesse contexto como uma ferramenta
para desenvolver a cidadania em prol do meio ambiente, disseminando
conhecimento e despertando a consciência de que a sobrevivência do ser humano
depende da conservação do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL: buscar uma alternativa de aproveitamento dos resíduos sólidos
orgânicos, evitando assim a poluição do meio ambiente.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Compreender o processo de decomposição da matéria
orgânica;
Sensibilizar os alunos sobre os prejuízos ambientais
decorrentes da poluição;
Orientar o projeto de educação ambiental na Creche
Irmã Didi.
METODOLOGIAS:
1 ETAPA: sensibilização dos alunos - estudo teórico;
2. ETAPA: montagem da composteira;
3. ETAPA: Depósito do lixo orgânico na composteira
diariamente até o preenchimento de 50% do recipiente;
4.ETAPA: Fase de maturação por cerca de 90 a 120 dias.
5. ETAPA: Análise do composto obtido;
6. ETAPA: Utilização do composto em canteiros (incluindo
a creche irmã Didi)
Suporte de madeira; ok
Esterco de curral; ok
2 Termômetro ok
Tela de malha fina
(tampa);
2
peneiras de 10mm de malha;
2
peneiras de 2mm de malha;
Cadinho
4 pregos grandes
Luvas
Máscara
pá
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FEV
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MAR
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ABR
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MAI
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JUN
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AGO
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SET
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Sensibilização dos
alunos
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X
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Montagem da
composteira e depósito dos resíduos orgânicos
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Depósito dos
resíduos orgânicos
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Estudo do processo
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Palestra na creche
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Montagem da
composteira e dos canteiros da horta
na creche
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Manutenção do
projeto
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Analise dos
resultados
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Apresentação na
feira de ciências
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X
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BIBLIOGRAFIA:
HAVIER, Heber.
Educação ambiental: caminho para a sustentabilidade ecológica no turismo. In:
BARRETO, Margarita; TAMANINI, Elizabete (orgs.) Redescobrindo a ecologia no turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.
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