quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


E.E. LICEU CUIABANO “MARIA DE ARRUDA MÜLLER”


TEMA: Compostagem doméstica: alternativa de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos

JUSTIFICATIVA:

Os hábitos e modo de vida das sociedades contemporâneas geram um consumo excessivo que conduz à degradação e escassez dos recursos naturais e a geração de grandes quantidades de resíduos que são despejados, na maioria das vezes, em lixões a céu aberto. “Apesar desta consciência estar se espalhando pelo mundo, as sociedades contemporâneas ainda tem sido negligentes e ignorado as irreversibilidades ambientais decorrentes de seus atos. A atual racionalidade econômica que as move, impõe uma dinâmica muito acelerada e insuportável à renovação dos recursos naturais. O homem, com sua natureza imediatista causa diversas modificações no meio ambiente visando atender às suas necessidades do momento, sem se preocupar com as consequências futuras, contrariando completamente os princípios da sustentabilidade”. (HEBER HAVIER, 2002)
A compostagem é um conjunto de técnicas utilizadas para controlar a decomposição da matéria orgânica, com o intuito de obter, no menor tempo possível, o material estável, rico em húmus e nutrientes minerais.  Além de ótimo composto para as plantas, a compostagem oferece várias vantagens para os seres humanos e para o ambiente, uma vez que a matéria orgânica não tratada é disposta no solo de forma incorreta é uma das principais fontes de contaminação do solo, águas e da atmosfera, devido a formação de chorume e biogás.
A Educação Ambiental surge nesse contexto como uma ferramenta para desenvolver a cidadania em prol do meio ambiente, disseminando conhecimento e despertando a consciência de que a sobrevivência do ser humano depende da conservação do meio ambiente.

OBJETIVO GERAL: buscar uma alternativa de aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, evitando assim a poluição do meio ambiente.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Compreender o processo de decomposição da matéria orgânica;
Sensibilizar os alunos sobre os prejuízos ambientais decorrentes da poluição;
Orientar o projeto de educação ambiental na Creche Irmã Didi.

METODOLOGIAS:
1 ETAPA: sensibilização dos alunos -  estudo teórico;
2. ETAPA: montagem da composteira;
3. ETAPA: Depósito do lixo orgânico na composteira diariamente até o preenchimento de 50% do recipiente;
4.ETAPA: Fase de maturação por cerca de 90 a 120 dias.
5. ETAPA: Análise do composto obtido;
6. ETAPA: Utilização do composto em canteiros (incluindo a creche irmã Didi)
                      Suporte de madeira; ok
                       Esterco de curral; ok
2 Termômetro ok                  
Tela de malha fina (tampa);
                        2 peneiras de 10mm de malha;
                        2 peneiras de 2mm de malha;
                        Cadinho
                       4 pregos grandes
                       Luvas
                       Máscara
                      


FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
AGO
SET
Sensibilização dos alunos
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Montagem da composteira e depósito dos resíduos orgânicos

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Depósito dos resíduos orgânicos


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Estudo do processo


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Palestra na creche



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Montagem da composteira e dos  canteiros da horta na creche



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Manutenção do projeto





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Analise dos resultados






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Apresentação na feira de ciências






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BIBLIOGRAFIA:
 HAVIER, Heber. Educação ambiental: caminho para a sustentabilidade ecológica no turismo. In: BARRETO, Margarita; TAMANINI, Elizabete (orgs.) Redescobrindo a ecologia no turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.


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